O que é Network Marketing???
Desenvolverei o conceito que está no site www.centralmmn.com criado pelo grande empreendedor e colega Tiago Asevedo (por sinal este é sem dúvidas o melhor site da indústria do MMN em português).
Marketing Multinível
O Marketing Multinível (também conhecido como marketing de rede ou Network Marketing em inglês) é uma derivação das vendas diretas, onde o revendedor além de vender pode formar outros revendedores, criando assim sua rede, equipe ou organização. Quando um revendedor treina um novo revendedor, recebe comissões pelas vendas efetuadas por este novo revendedor. O novo revendedor também tem a possibilidade treinar um novo revendedor, criando assim uma cadeia de treinamento pessoal para entrada de novos revendedores na empresa. Cada novo revendedor entra no sistema em um novo nível ou geração. Daí o termo Multinível.Vendas diretas
Segundo a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), a Venda Direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços, baseado no contato pessoal, entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo.Essa nova forma de distribuição e divulgação está causando uma mudança profunda no modelo de comercialização dos produtos.
Para vender, é necessário que o revendedor divulgue os produtos de sua empresa, seguindo uma política interna de divulgação. Com a divulgação realizada através dos revendedores a empresa pode cortar custos com publicidade, reduzindo o preço final do produto, repassando para comissão para os revendedores ou investindo em treinamento.
Como a venda é feita pessoa a pessoa, o sistema permite um atendimento personalizado, gerando grande diferencial competitivo para as empresas que o adotam. Além da melhoria no atendimento a empresa ganha capilaridade e pode expandir sua área de atuação rapidamente através de seus revendedores, tudo isso com baixo custo.
Para empresas
Para as empresas, representa um canal de distribuição com grande potencial de expansão geográfica, capaz de agregar valor aos seus produtos e serviços por meio das relações pessoais.
Para o revendedor
Para o revendedor/distribuidor é uma alternativa ao emprego tradicional, que possibilita trabalhar em horários flexíveis, ganhar conforme a dedicação e crescer pessoal e profissionalmente.
Para o consumidor
Para quem compra, a venda direta representa um atendimento personalizado que não existe no varejo tradicional e em muitos casos redução de preços.
*Retirado e adaptado do site: http://centralmmn.com/content/view/612/129/
O marketing de rede pode ser encarado como uma “franquia pessoal”. Assim como em uma franquia comum existe um franqueador que ganha royalties de seu franqueado e o franqueado ganha dinheiro com o lucro da franquia que adquiriu.
Porém o grande diferencial do marketing de rede é que você pode ser o franqueado e o franqueador ao mesmo tempo, ou seja, entrou no negócio fazendo a adesão a partir de seu upline (patrocinador), e o patrocinador ganha comissões (royalties) de seu patrocinado (você). Como você também vai montar sua rede e patrocinar pessoas vai se tornar franqueado e franquador ao mesmo tempo.
A outra grande diferença, grande não….ENORME diferença é o investimento para se iniciar um negócio de MMN. Enquanto para se abrir uma franquia de sucesso como Habib´s são necessários R$1.000.000,00 em média, o custo do investimento inicial em empresas de MMN varia de R$50,00 a por volta de R$3000,00 no máximo.
Abaixo está uma ilustração que montei para demonstrar onde está inserido o marketing multinível nas Vendas diretas:

Nos EUA, Japão, Europa, enfim nos países desenvolvidos o marketing multinível já é bem mais difundido e representa uma fatia bem maior no mercado de vendas diretas. Abaixo está uma comparação EUA x Brasil:
Pronto por hoje é isto que tenho para lhes contar. Espero que tenha sido claro o suficiente para esclarecer o que é Network Marketing.
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