sexta-feira, 20 de abril de 2012

    As 19 ações que fazem os melhores VENDEDORES!

  Os melhores vendedores fazem muito mais do que simplesmente vender. E você? Quer ser um vendedor de sucesso?  Aqui vão 19 dicas imprescindíveis para você chegar lá!São elas:Ter bons contatos, fazer o networking adequado e estar sempre em eventos que lhes convidam;Estude os produtos que você vende, saiba cada detalhe e diferencial do mesmo;Elabore bons argumentos e oportunidades de venda;Observe todos os clientes e as pessoas com quem negocia;Não fale além do necessário;Busque gerar credibilidade e confiança;Pratique a ética e a empatia;Pense nas vendas a longo prazo;Pesquise os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes;Pergunte, tire dúvidas, tente achar o ponto X onde possa mostrar uma oportunidade de venda;Faça a pós-venda;Mostre todas as opções de produtos que vende;Agrade e busque adequar ao perfil de cada cliente; Conheça o limite de compra, de tempo e conversa de cada cliente em todas as ocasiões;Faça boas sondagens;Faça um mapa de oportunidades;Conheça os hábitos e gostos dos seus clientes;Conheça os clientes de seus clientes;Não demonstre desespero e ansiedade para fechar a venda ambicionando somente a comissão.Nenhuma empresa tolera vendedor impertinente, importuno, inconveniente, enfim, um vendedor chato. Àquele que tenta vender a qualquer custo e, além de tudo, um produto ruim.  Se alguns clientes reclamam frequentemente de seus vendedores, tente achar uma alternativa para a situação, como por exemplo, procurar outros vendedores mais qualificados para ficar em seu lugar. Neste caso, cabe ao supervisor ligar para o cliente, conversar e dizer que o problema está sendo resolvido com rapidez para poder atendê-lo melhor. Se algo não for feito, esse vendedor não deixará uma boa imagem da empresa. E por consequência os clientes não comprarão o seu produto para evitar falar com "aquele vendedor". Repense cada dica “presenteada” á você neste artigo, elas podem ser fundamentais para o aumento de suas vendas. Alguns itens podem parecer detalhes, mas não duvide de sua eficácia.  Um bom treinamento á você profissional de vendas, pode transformar as suas boas intenções em excelentes resultados!  E então? Você prática os itens acima? Reflita sobre isso.
Como preparar uma apresentação encantadora?
Apresentação. Por mais que essa palavrinha cause verdadeiros calafrios em algumas pessoas, todas, independente da área, precisam apresentar algum trabalho em um momento de suas vidas.
Quando estamos na universidade ou atuando em determinadas áreas profissionais, fazer uma apresentação torna-se algo ainda mais frequente. No entanto, muitos sentem dificuldade para transmitir o conteúdo e transformam esse momento em um verdadeiro suplício para quem está assistindo e para ele mesmo.
"Traduzir para o papel uma ideia não é uma tarefa fácil. Por isso, constantemente vemos boas ideias não serem bem transmitidas. Às vezes fica uma repetição de textos que cansam o leitor e no final não entregam o que prometeram", lembra Manuela Baraad, sócia da Bistrô de Ideias, empresa especializada em preparar apresentações.
Caso você tenha se identificado com a situação acima, calma, temos uma boa notícia: não é preciso nascer com um dom para fazer boas apresentações. Muito se deve ao treino e a união entre o visual e a forma como o conteúdo é transmitido. "Quando tudo funciona em perfeita sintonia, a mensagem ganha mais força e clareza. O padrão visual tem um papel muito mais importante que apenas a estética da apresentação. É ele que direciona o tom da comunicação e ajuda a atrair a atenção do expectador", ressalta Manuela Baraad.
Imagem: Thinkstock

Acadêmicas x profissionais
Muitos não sabem, mas as construções das apresentações profissionais e das acadêmicas seguem a mesma linha de preparo. As diferenças irão aparecer dependendo do assunto que será abordado.
"Por exemplo, uma apresentação acadêmica tende a ter um conteúdo mais denso e extenso e por isso será mais técnica que uma apresentação profissional. Já nas apresentações profissionais atuais, um dos pré-requisitos é que deve ser apresentada em cada vez menos tempo, porém com a mesma qualidade. Isto exige uma maior utilização de recursos visuais, imagens impactantes e foco na informação principal", ressalta a especialista Manuela.
Os torturadores das apresentações
Sem sombra de dúvida, as imagens de clip-art, excesso de textos e exagero nos efeitos visuais são alguns dos grandes torturadores nas apresentações de PowerPoint. No entanto, não são apenas eles.
"Podemos destacar também a falta de objetividade. Apresentações muito grandes, beirando muitas vezes a prolixidade, cansam o leitor e na maioria das vezes poderiam passar a mesma mensagem, explorando melhor a informação a ser passada. O tempo destinado a uma apresentação faz parte do sucesso dela", destaca a sócia da Bistrô de Ideias.
Criando apresentações encantadoras
As apresentações de Steve Jobs sobre os lançamentos da Apple eram memoráveis e conseguiam prender e encantar a todos que assistiam. E o segredo delas estava em transmitir um conteúdo aparentemente complexo em algo simples e marcante.
"Jobs e sua equipe foram capazes de dissecar informações técnicas chegando à raiz da questão e transformando tudo em uma imagem que diz tudo sobre o produto. A Apple conseguiu apresentar o MacBookAir apenas mostrando que cabe em um envelope e o IPod dizendo quantas músicas cabiam em seu bolso, sem cair na tentação de apresentar todos os seus detalhes técnicos", afirma Manuela. E a especialista deixa uma reflexão bem simples sobre o assunto: "A tentação de mostrar os mínimos detalhes é enorme, principalmente para aqueles que estão envolvidos no projeto, mas para quem está assistindo terá o mesmo impacto?".
Dicas para montar sua apresentação
Com a colaboração da Manuela Baraad, o portal Administradores elaborou algumas dicas para você fazer excelentes apresentações. Lembre-se, o tempo de preparação de uma boa apresentação irá depender do tamanho e da informação que será desenvolvida.